Cerimônia foi marcada por homenagens e pela conclusão de um programa inédito de mentoria
O dia 9 de dezembro ficará marcado para 38 jovens que finalizaram um ciclo no Lar Sírio Pró-Infância ao concluírem suas trilhas de aprendizagem no Programa de Apoio à Profissionalização (PAP). Parte deles também concluiu o primeiro programa de mentoria profissional oferecido na instituição em parceria com a Academia de Competências Integrativas (ACI), que formou cerca de 40 mentores voluntários para a missão.
Baixe o álbum completo clicando aqui.
A cerimônia aconteceu no Auditório Rosinha Abdalla, no Lar Sírio, reunindo amigos e familiares dos formandos. Ali, os uniformes escolares, comuns no período de contraturno oferecido pelo Lar, deram lugar a vestidos, camisas sociais e o adereço símbolo da ocasião: os tradicionais capelos de formatura.
A coordenadora do PAP, Sandra de Oliveira, emocionada, declarou seu amor e confiança nos jovens e foi retribuída na mesma medida ao ser homenageada por eles no encerramento, junto às educadoras Bianca da Silva e Elisangela Medina. A superintendente do Lar Sírio, Elaine Bueno, também falou sobre o significado dessa etapa na vida dos formandos, desejando sucesso na construção de suas carreiras.
Os primeiros a subirem ao palco para receberem seus certificados foram os jovens que concluíram o processo de mentoria implantado pela fundadora da ACI, Rebeca Toyama, representada no evento pela sócia-diretora Marcela Melo. Durante dez meses, eles participaram de sessões periódicas com mentores de sua escolha, eleitos num processo de “match” conforme suas áreas de interesse. Os mentores são profissionais e executivos de diferentes segmentos de mercado que abraçaram a oportunidade de dividir seus conhecimentos e trajetórias sob a metodologia e supervisão da ACI.
A mentora voluntária e conselheira do Lar Sírio, Camilla Schahin, falou sobre a importância do autoconhecimento promovido pelo programa de mentoria para a tomada de decisões de vida mais conscientes: a grande bússola entregue ao jovem mentorado.
Discursos e homenagens confirmaram o aprendizado e a gratidão dos jovens. “Desde o primeiro dia, aprendemos não só sobre o mercado de trabalho e profissionalização, mas também sobre nós mesmos”, declarou Otávio Barreto dos Santos em seu discurso como orador. “A vida, assim como um jogo, traz desafios e surpresas. Nem sempre acertamos de primeira, mas aprendemos a rir de nós mesmos, a levantar e seguir em frente. Essa perseverança, que já demonstramos tantas vezes, será essencial em cada etapa que enfrentarmos daqui para frente”, afirmou Arthur dos Anjos Ribeiro.
Para finalizar a cerimônia, a jovem Laura Pacheco conduziu o juramento e na sequência foram entregues os certificados aos demais formandos. E claro, os capelos voaram durante as fotos, ato que deve se repetir em suas vidas com a conclusão do ensino superior.
O Programa de Apoio à Profissionalização
O PAP atende gratuitamente, de forma direta e indireta, mais de 1200 jovens e adultos por ano por meio de parcerias firmadas com instituições renomadas como Senai, Senac, Insper, Instituto Professus e a ACI.
São realizados cursos de curta duração para adultos e jovens de 15 a 17 anos, sendo que parte desse público é atendida pelo Lar Sírio desde a infância. Eles participam do projeto “3 passos para a Inclusão Produtiva”, cujo objetivo é prepará-los não apenas para o mercado de trabalho formal, mas para o empreendedorismo, dando apoio para a inclusão social e a superação das desigualdades.
Texto: Anderson Bueno e Camilla Schahin / Fotos: Anderson Bueno
Comments